Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

GABF: Flying Dog - Canis Major

Sim, eu sei, a Snake Dog não faz parte da linha Canis Major da Flying Dog, mas poderia. A cerveja levanta os pelos da nuca!! Essa IPA de 7,1% abv e 60 de IBU tem coloração cobre claro. Sua espuma é branca, de média a boa formação e média duração.


O paladar é completamente dominado pelo amargor elevado da lupulagem. O aroma também traz notas fortes de lúpulo herbal. Não é qualquer um que encara o cachorro-cobra não!

A cerveja seguinte é de um estilo bem próximo ao da Snake Dog. Trata-se da Double Dog, uma pale ale violenta de 11,5% de abv e 85 IBU. Apesar de mais lupulada e alcóolica que a IPA, ela é equilibrada.


De coloração cobre escuro e espuma branca de boa formação, essa cerveja extrema tem em seu aroma, o lúpulo herbal e o caramelo, assim como no paladar, trazendo um amargor elevado, equilibrado com o doce do malte. Conforme vai esquentando, o lúpulo tende a aparecer mais.

Quem curte Barley Wine vai gostar da Horn Dog. De longe já se percebe o aroma de frutas vermelhas. Quando abrimos a garrafa, o perfume toma conta do ambiente. Além das frutas vermelhas, também estão presentes aromas de madeira, castanha e vinho.


O vinho se repete na cor. Se não fosse pelo colarinho desbotado, cremoso, teria a aparência de um vinho. Esse colarinho forma muito bem e é duradouro, deixando marcas na taça (o famoso Belgian Lace).

O paladar é doce e seco, com toques de madeira e vinho. Bem complexa esse belo exemplar de 10,2% abv e 45 IBU.

Para finalizar o nosso GABF 2010, a cerveja que todos que provaram, gostaram, inclusive aqueles críticos mais ferrenhos das Flying Dog. A Gonzo foi feita em homenagem a Hunter S. Thompson, jornalista americano que inspirou toda a ideologia dessa cervejaria, e já foi, por diversas vezes, premiada, inclusive com medalhas de ouro e prata no World Beer Cup.


A Imperial Porter da Flying Dog é preta e opaca. Colarinho bege de boa formação e duração. A cerveja é oleosa, grossa, bem encorpada e conta com 7,8% de abv (o site da cervejaria diz 9,2% abv). O alcóol é imperceptível e traz aquele calor gostoso.

Apesar de bastante lupulada (são 85 IBUs!), apresenta um equilíbrio interessante entre os maltes torrados e amargor do lúpulo. Notas de torra bem presentes e amargor elevado caracterizando o paladar dessa cerveja. No aroma, o malte torrado, café e lúpulo contribuem para que essa seja uma boa representante do estilo.

Faltaram a In-Heat Wheat, que eu nunca vi no Brasil e a Kerberos Tripel que está em falta.

Em resumo, as Flying Dog são marcadas pela criatividade e irreverência. Algumas delas tem mais valor que as outras, mas todas chegaram aqui com preço bastante elevado.