Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Beer Trip: Buenos Aires Day 2 - A Surpresa

No segundo dia de viagem, fui carregado para a "Feria San Telmo", uma feira de rua famosa internacionalmente. Trata-se de uma feira de artesanato que se destaca pelas inúmeras barracas ofertando as mais diversas quinqilharias. Estima-se que quase 5 mil pessoas, maioria turista, passe pela feira que se realiza somente aos domingos. Como ainda estava iniciando meu turismo cervejeiro, fui a contra gosto.

Porém, para minha surpresa, me deparo, em uma das ruas que cerca a feira, com a entrada da foto abaixo. É o agradabilíssimo Patio Cervecero de San Pedro Telmo.
Inumeros bonecos gigantes dominam a decoração local. Além do Homer na entrada, praticamente convidando os cervejeiros a entrarem, existem bonecos de marinheiros com caneca na mão, bruxas voando pelo teto e um barril gigantesco ao fundo da loja, perto do bar.

O cardápio é uma atração a parte. São cardápio em forma de jornal, com seções, manchetes de "EXTRA" e até tirinhas com piadas sobre cerveja. A cada semana o jornal, quer dizer, cardápio tem uma nova edição. Provavelmente uma saída barata, criativa e atraente para o consumidor, já que são colecionáveis. Não conheço nenhum lugar no Brasil que faça parecido.

Para comer, escolhi o que pareceu ser um prato de sucesso em Buenos Aires. Todos lugares que passei ofereciam as mais diversas variações de uma espécie de bife a milanesa. Não lembro o nome específico do prato. Se alguém lembrar, por favor, me avise.

Mas o que interessa é a cerveja, certo? O destaque fica para a quantidade e variedade de cervejas artesanais oferecidas. Provavelmente na mesma quantidade das industriais. Volto a dizer que a Argentina valoriza mais suas cervejas artesanais que os brasileiros. Estão, com certeza, a nossa frente. Escolhi a OtroMundo Golden Ale e a Antares Kölsch.

A OtroMundo Golden Ale é, na verdade, uma american pale ale. Uma cerveja dourada com espuma branca de média formação e duração. No aroma pude perceber o mel, o malte e levíssimo lúpulo herbal. No paladar, a doçura do malte caramelizado ficou em primeiro plano, seguido pelo mel e pão. Uma pequenina nota de lúpulo aparece ao fundo.

Em seguida, pedi a Antares Kölsch. Já tinha ouvido falar da Antares e fui verificar sua fama de produtores de boas cervejas. Não fui enganado. É um bom exemplar do estilo alemão Kölsch, como o próprio nome já diz. A aparência é de palha, translúcida. A espuma branca é pequena. No aroma, malte e pão. O paladar acompanha com um final seco.

Com certeza, foi um excelente começo de dia e uma grata surpresa em Buenos Aires.

O Patio Cervecero fica na calle Defensa, 1084 na plaza Dorrego em San Telmo.

Um comentário: