Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Beer Trip: Buenos Aires Day 4 - Buller

O último dia da viagem foi reservado para conhecer o Buller, um brewpub que fica na Recoleta. Atrás do famoso cemitério! Apesar da vizinhança macabra, a área é tomada por restaurantes legais, boates, bares e pubs. Quase no fim do rua, em frente a um jardimzinho muito agradável, fica o Buller Brewing Company.

Achei muito legal o esquema do pub, com os equipamentos todos no próprio local, a mostra para todos os visitantes. Não conhecia nenhum lugar deste tipo, então fiquei fascinado com os tanques enormes e outros equipamentos que servem para preparar as cervejas no próprio local.

O mais perto que já conheci é o Restaurante e Micro-Cervejaria Vice-Rey na Barra da Tijuca, que tem uma cervejaria, onde são produzidos os dois tipos de chopp servidos na casa: um Pilsen e um Amber. Claro que tudo é em muito menor escala que o Buller. Por isso fiquei impressionado com os equipamentos do local e com a qualidade dos chopps produzidos por lá. Mais uma vez, os Argentinos calam a boca daqueles que dizem que não há cerveja boa no país hermano. Muito pelo contrário!

Como pode ser visto na foto abaixo, o cardápio do local é bem simples. Não foge dos petiscos típicos de pubs, com ribs, batatas fritas, chicken wings e etc. Para beber, os chopps da casa e os mais variados drinks. Não consigo lembrar se existe as versões engarrafadas das cervejas, mas imagino que não.

Claro que como todo bom turista, pedi direto o sampler da casa. É uma tabua com todos os chopps da casa, em um pint pequeno para degustação. Na ordem: Light Lager, Hefeweissen, Honey Beer, Oktoberfest, India Pale Ale e Dry Stout. O legal é que entregam um papel explicativo de cada um dos estilo, para aqueles que não conhecem muito de cerveja ainda.

Estas são minhas impressões em relação aos chopps.

Light Lager (4.5% abv): Seria uma versão do chopp que chamamos de "pilsen" aqui no Brasil. É um chopp claro, palha, leve, refrescante e de baixo amargor.

Hefeweissen (5% abv): Bem turvo, já que não é filtrado. Bem refrescante também, com a presença clara do fenólico, trazendo as notas de cravo. A banana está presente, mas de uma forma mais discreta. Bem carbonatado, fica vivo na boca.

Honey Beer (8,5% abv): Sim, não escrevi errado. A cerveja tem teor alcóolico de 8,5%. Como o próprio nome já diz, o mel é o elemento principal da cerveja, se destacando tanto no aroma quanto no paladar. Além disso, como tem muitos açucares fermentaveis em sua composição, o mel auxilia o malte a alcançar o alto teor alcóolico. A cerveja é doce e pouco lupulada. O mel esconde o amargor. Conversando com o pessoal de lá, descobri que é o carro chefe da casa.

Oktoberfest (5,5% abv): Versão hermana do estilo alemão marzen/oktoberfest. A cerveja se destaca pelo caráter bem maltado, proporcionados pelos maltes Vienna e Munich, com certeza. Coloração acobreada e de baixo amargor, este foi um dos chopps que eu repeti depois com um pint inteiro. Muito bom.

India Pale Ale (6% abv): Sou suspeito para falar desse estilo. Disparado o meu preferido. Mas, ao mesmo tempo, sou bastante crítico, evidentemente. O Buller IPA tem cor de cobre e um bom amargor, como manda o figurino. Mas podia ter um pouco mais de notas de caramelo e eu ainda capricharia na lupulagem. Pra mim, deveria ser um pouco mais alcoolizado também. Mesmo assim é um bom chopp e tive que fazer um repeteco deste também.

Dry Stout (5,8% abv): Pra finalizar o sampler, o dry stout é negro, com uma espuma bege claro. Bem cremoso, mas seco toda vida. Tem um bom amargor e notas de torrado, café e toffee. O dono do local me garantiu que são tirados com a ajuda de nitrogenio. Não pedi um pint deste pra fazer o teste.

Com certeza, o Buller, junto com a Cervelar, foi o ponto alto da viagem. Vale muito a visita.O Buller Brewing Company fica na Pte. Roberto M. Ortiz, 1827, Recoleta (atrás do cemitério).

Com o coração partido, voltei para o Brasil, mas tendo a certeza de que os Argentinos fazem otimas cervejas e que qualquer cervejeiro deve incluir Buenos Aires na sua proxima Beer Trip.

Não consegui ir no pub da Antares, pois estava fechado no horário que passei. É a desculpa para voltar, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário