Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Great British Beer Festival 2010

Nos 3 a 7 de agosto deste ano, a CAMRA promoveu o Great British Beer Festival 2010, nos mesmos moldes do ano passado. Novamente, o festival foi um sucesso com números grandiosos. Segundo o site oficial, foram vendidos mais de 200 mil pints de cerveja (razão de 75 a cada minuto!) e quase 67 mil pessoas passaram pelos 5 dias de evento (aumento de 5% em relação a 2009).

Em 2009, acompanhamos o evento fazendo 5 dias dedicados exclusivamente às cervejas britânicas. Degustamos as Fuller´sGreene King, basicamente. As cervejas foram: London Pride; Strong Suffolk; St. Edmunds; Greene King IPA; Hen´s Tooth; Fuller´s Honey Dew; Abbot Ale; Fuller´s IPA; London Porter; Old Speckled Hen e Fuller´s 1845.

Com o sucesso do GBBF da Taberna do Mamute, resolvemos repetir a dose neste ano. O desafio era aumentar o número de cervejas, mas ao mesmo tempo, sem repetí-las.

Desta vez, escolhemos as cervejas da Batemans, Meantime, Well´s & Young, Harviestoun,  e Murphy´s, estendendo o festival para Escócia, Irlanda, outros países britânicos. Inconscientemente, focamos nas Porters e ESBs. As selecionadas foram:

- Batemas Dark Lord
- Meantime Chocolate
- Young´s Double Chocolate Stout
- Batemans Triple XB
- Batemans Spring Breeze
- Well´s Bombardier
- Batemans Combined Harvest
- Fuller´s Discovery
- Meantime Coffee Porter
- Meantime Raspberry
- Guinness Special Export Stout
- Batemans Victory Ale
- Meantime London Smoked Bock
- Harviestoun Ola Dubh 18
- Murphy´s Irish Red
- Harviestoun Old Engine Oil

Sem mais delongas, vamos as impressões do primeiro dia!


Essa Porter, de 6,5% abv, que tem como principal estrela o Chocolate. E o resultado é muito legal.

Ela tem uma coloração marrom escura e sua espuma bege é pequena e clara. Quase não se forma, como se vê na foto acima.

No nariz, o chocolate é o primeiro aroma, seguido de nozes, café e torrado leves. No paladar, novamente, o chocolate vem na frente com um leve torrado no fundo.

Mudando ligeiramente de estilo, mas continuando no chocolate. A Young´s Double Chocolate Stout, é uma milk stout, de rótulo roxo muito bonito.

A cor é preta, mas quando posto contra a luz, vi um fundo marrom bem escuro. O creme bege é de boa formação e retenção, denso. Dura bastante.

O aroma é de chocolate também, acompanhado de café e malte torrado. Na boca, aparece o chocolate amargo e o café, que traz um amargor médio a essa cerveja de 5,2% abv. Malte torrado presente. O líquido é denso, viscoso, oleoso, bem grosso, por levar aveia em sua fórmula.

A última do dia foi a Batemans Dark Lord. Mais uma porter, porém mais leve. Só 5% abv nesta cerveja de cor marrom escura com reflexos rubi contra a luz. Faz jus ao rótulo que diz "Dark Ruby Beer".

Aliás, o rótulo é bem interessante, como todas as Batemans, trazendo a gravura de um cavalheiro de olhos vermelhos galopando em seu cavalo junto com um exercito atrás.

A espuma é bege, de média formação e duração. No nariz, percebi o malte torrado, café e caramelo. Já no paladar, malte torrado bem evidente e um leve café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário