Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

GABF: Flying Dog - The Pack

A vez dos cachorros voadores! Cervejas polêmicas! Cervejas Irreverentes! Amadas ou odiadas, as Flying Dog chegaram ao Brasil despertando uma bela discussão acerca do custo x benefício. O preço influenciou tanto a opinião de quem provou, que a percepção foi de que se tratavam de cervejas ruins. Muito se falou que as cervejas não valeriam o preço cobrado e etc.

A verdade é: as cervejas tem um preço elevado, principalmente as Canis Majors, mas nem por isso deixam de ser cervejas interessantes. Sem preconceito e com o coração aberto, o dia das Flying Dog começou com a Tire Bite, Doggie Style, Old Scratch e Road Dog.


A Tire Bite é a versão americana para o estilo Kölsch, originário da região de Colonia na Alemanha. Um estilo híbrido que utiliza leveduras de alta fermentação e depois é acondicionado em baixas temperaturas. O resultado desse processo é uma cerveja com características de ambas famílias.

Esta versão tem coloração dourada, translúcida, com o colarinho branco de boa formação e média duração. No aroma, o malte pilsen aparece logo de cara. Mas sempre com leveza e nunca agressivo. No fundo um discreto lúpulo. O sabor é levemente adocicado, por causa do malte. O amargor é baixo, contando com apenas 16,5 IBU. É uma cerveja bem leve e refrescante com 5,5% abv.

Por outro lado, a Doggie Style já é uma cerveja que marca. Pertence ao estilo American Pale Ale, mas no primeiro gole parece uma IPA. Mas, com o passar do tempo, se percebe que as características que a tonariam uma IPA de verdade não estão tão fortes.


De todo modo, é uma cerveja ambar, acobreada, com espuma branca, de média formação e duração. No nariz, o malte e um lúpulo herbal aparecem. Esses personagens voltam no sabor da cerveja. Ela apresenta um amargor interessante do lúpulo herbal e também um sabor de malte.

Outra cerveja diferente. É uma lager, mas que parece uma Ale! Hein? Pois é, a Old Scratch é uma Amber Lager, de 5,5% abv, mas que apresenta algumas características que seriam normalmente encontradas em cervejas de alta fermentação.


Ela é vermelha, viva. Tem 5,5% abv. Sua cabeça é branca, desbotada, de boa formação, porém com média a baixa duração. Ao aproximar o nariz da taça, se percebe caramelo, que normalmente estaria em uma Pale Ale, por exemplo. Além dele, um malte torrado também é encontrado. O paladar doce acompanha o aroma, trazendo as mesmas notas de caramelo e torrado leve.

Passando para a última do dia, a Road Dog não tem bem cor das Portes tradicionais. É um marrom quase escuro. Avermelhado. O seu colarinho é bege, de boa formação e média a baixa duração.


No aroma, a cerveja apresenta notas de café, chocolate e torrado. Um levíssimo lúpulo também aparece ao final. O paladar acompanha, repetindo o sabor de café e torrado. A cerveja podia ser mais "carregada" nos seus atributos ao meu ver.

O balanço das primeiras cervejas da linha é de que são sim cervejas boas, com um preço um pouco restritivo por não serem excepcionais e são surpreendentes, no sentindo de que você não encontrar exatamente o que esperaria daquele estilo.

Em seguida a Snake IPA e as Canis Major...

Nenhum comentário:

Postar um comentário