No segundo dia, o foco foi nas Extra Strong Bitter, o famoso ESB. Este foi o estilo que recentemente foi escolhido para o I Concurso Paulista de Cerveja Caseira, ou simplesmente, Festival de Inverno 2010. O concurso foi realizado no dia 25 de julho em Votorantim e contou com a organização da ACervA Paulista e Bamberg e patrocínio da Bierboxx, Tarantino e A Turma.
O concurso foi um sucesso de público e críticas. O sucesso foi tamanho que os ingressos se esgotaram com mais de uma semana de antecedencia! Os vencedores foram:
1º: Guilherme Alberici de Santi, cerveja DeSanti, Campinas, 128 pontos;
2º: Paulo Cristiano Ferro, cerveja Scandinava ESB, Mogi Mirim, 113,5 pontos; e
3º: Alex Wirz Vieira, cerveja ESBoldo, São Paulo, 100 pontos.
Mais informações no site do concurso e no blog oficial da Bamberg.
Aqui na Taberna, a primeira do dia foi a Bateman´s Tripel XB com 4,8% abv. Não há dúvida em relação ao estilo dessa cerveja. O BJCP a enumera como um dos exemplos comerciais deste estilo.
Pois bem, na aparencia um cobre escuro, com uma espuma de média formação, clara. Interessante que permanece uma fina camada de espuma até o último gole.
No aroma, em primeiro plano o caramelo, e em seguida o maltado, um pouco torrado. Mas e o lúpulo? Neste estilo, é possível uma boa variação de aroma de lúpulo, sendo neste caso um aroma discreto. Na boca, o malte e o caramelo aparecem novamente, mostrando um gosto doce. O amargor é médio, com levíssimo torrado.
Em seguida, mais uma da Bateman´s, mais uma ESB (embora há quem diga que se trata de English Pale Ale). De cara a diferença na cor é notavel. Esta é cobre claro, alaranjada. Sua cabeça é branca, de média formação e duração.
Neste caso, o caramelo, bem leve, ficou atrás, sendo mais evidente um toque cítrico e o malte. No paladar se percebe o malte, um leve caramelo e um leve torrado, com amargor de média intensidade.
Achei a Spring Breeze, leve. Devia ser um pouco mais carregada tanto no aroma quanto no paladar. O melhor da cerveja é o rótulo, que é uma homenagem a Deméter, a Deusa da agricultura, também conhecida por Ceres pelos Romanos antigos.
A última do dia foi a Well´s Bombardier. A cerveja se intitula a "Drink of England" e carrega a bandeira da Inglaterra no peito. Verdadeiramente patriota!
O cor é cobre, como manda o estilo. O creme é bege claro, algumas bolhas grandes, e de média duração e formação.
No nariz, os lúpulos estão bem presentes, assim como o malte torrado. No paladar, o amargor é evidente, de bom nível, mas equilibrado com o malte. Alguma nota de torrado. Cerveja de 5,2% abv, perfeitamente enquadrada no estilo ESB.
Como em 2009, neste dia contei com a inestimavel ajuda do amigo Caio Nolasco, que escreve o Calço de Mesa, ótimo blog sobre samba, futebol e outras avenças. Valeu parceria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário