Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

GBBF 2010 - Day 4

Penúltimo dia da edição 2010 do Great British Beer Festival. Mais duas inglesas e uma irlandesa. Só que agora duas Batemans e uma Guinness. Duas English Pale e uma Stout.

Muito interessante a descrição no rótulo desta cerveja. "Multigrain Beer", isto porquê leva cevada, trigo, aveia e centeio em sua formula. Com toda esta quantidade de grão daria pra pensar que é uma cerveja alcoólico e com forte presença de malte no aroma e sabor.

Contudo, na verdade, a cerveja tem 4,7% de abv e a primeira impressão no aroma é frutado, para logo depois a laranja e cítrico assumirem seus lugares definidos. O paladar é doce, devido aos grãos. Um médio amargor vem no aftertaste para tentar equilibrar esta cerveja. Mas, ela continua sendo principalmente adocicada.

Sua espuma é  branca de boa formação, porém de baixa duração. A cor é ambar/alaranjado.

A segunda do dia, assim como a Combined, foi uma English Pale Ale da Batemans. E por ai terminam as semelhanças entre as duas.

A Victory Ale da Batemans é uma cerveja cobre/caramelo.Sua espuma é bege clara, com duração de média para pequena e pequena formação.

No aroma somente o caramelo. O paladar é predominantemente doce, com malte caramelo. Um leve torrado consegue trazer um amargor para a cerveja.

Mais um rótulo interessante, com o Almirante Nelson, da marinha britânica, a frente de sua embarcação. Foi feita em homenagem ao aniversário de 200 anos da batalha de Trafalgar, travada na costa espanhola. Com esta vitória, Nelson conseguiu evitar a invasão franco-espanhola. O almirante britânico morreu na batalha, mas garantiu seu lugar na historia como um dos grandes gênios militares ingleses.

Depois de um pouco de história, degustamos uma Guinness. Porém, não qualquer Guinness. Não a Guinness, cujo chopp constantemente encontrarmos aqui. E sim uma versão feita especialmente para exportação. Apenas um parantese para comentar que a cervejaria completa 251 anos em 2010. Não deixa de ser uma cerveja histórica também.


A Guinness Special Export, é uma Foreign Stout e como manda o figurino, bem mais forte e encorpada que a versão famosa. Na verdade, é uma versão mais intensa, com quase o dobro de teor alcóolico. Conta com 8% de abv contra 4,2% da versão Draught.

Sua cor é marrom, quase preta. A espuma é densa, com cor de caramelo. Apesar de não ter o nitrogênio ajudar na formação e duração de sua espuma, são elas muito boas. Tem aroma de café e chocolate, que se repetem no paladar também.

Uma agradecimento especial ao amigo Leo Oliveira que me presenteou com esta belezura em uma das minhas inúmeras visitas ao BeerTaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário