Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

GABF: Brooklyn

De Heathrow direto para JFK, Nova Iorque. No primeiro dia do Great American Beer Festival aqui na Taberna, a escolhida foi uma cervejaria da terra de Sinatra. A Brooklyn Brewery, sediada em Williamsburg é a cervejaria comandada pelo brewmaster Garreth Oliver. Um dos mais conceituados atualmente, por conta das suas interpretações de estilos europeus e pelo indispensável "The Brewmaster's Table: Discovering the Pleasures of Real Beer with Real Food" publicado pela primeira vez em 2003. Foi durante muito tempo jurado do GABF e é, permanentemente, jurado do GBBF.


Passadas as informações, vamos as cervejas! A primeira do dia foi a Lager deles. Quem não conhece, pode esperar uma cerveja insossa e sem graça como as standard lagers americanas. Mas não! Essa vienna lager de 5,2% abv é o contrário.

Essa cerveja tem cor cor cobre claro, um pouco mais claro que um mate. O colarinho branco, é de boa formação e boa retenção.

Por ser uma cerveja da escola americana, o lúpulo é uma das estrelas. No aroma se percebe o lúpulo floral e um leve caramelo. No paladar, as impressões se repetem com o caramelo e o lúpulo trazendo um amargor muito interessante.

Em seguida a Brown Ale. Uma grata surpresa! A English Brown Ale de 5,6% abv é uma cerveja marrom um pouco mais claro. Até um pouco avermelhado. O creme é bege de pouca duração e média formação.


No aroma, tem leves notas de lúpulo de cara, torrado e caramelo. Já na boca, se percebe o lúpulo novamente, bem como o caramelo trazendo um adocicado. A medida que a temperatura da cerveja vai aumentando, o torrado, o chocolate e o café vão aparecendo.

Moving on...

Muitas vezes me perguntam: "Mamute, qual é sua cerveja preferida?" E eu respondo que não tenho uma cerveja preferida, que tudo depende da ocasião, do momento da vida, do local, da temperatura e até do humor. Aliás, no meu caso, frequentemente depende do humor (não sou fácil).

Tendo isso em mente, neste instante, nesta altura da vida, tenho a plena certeza de que a East India Pale Ale da Brooklyn é a cerveja que eu mais bebo! Não a toa, o IPA é meu estilo preferido e foi a última receita que fiz aqui, a querida, mas não tão boa IPAnema.


Essa IPA de respeito tem 6,9% de abv e tudo mais que manda o figurino. A cor é de um dourado, se aproximando de um cobre claro. A espuma branca é de média a boa formação e tem uma razoável duração.

No aroma, como não podia ser diferente, o lúpulo é intenso!! Muito bom para quem é Hop Head que nem eu. Daí o que se espera é que a cerveja seja só amarga. A história é outra.

A cerveja é equilibrada. Apesar do amargor forte e intenso no paladar, um doce caramelado vem para equalizar as coisas. É verdade que esse dulçor dura pouco e que o amargor volta do aftertaste, mas deixa boa impressão.

Na primeira leva que chegou ao Brasil, além das 3 acima, chegou a Local nº 1. Essa é a versão deles para as Strong Golden Ales. O estilo de cervejas diabólicas como Duvel e Lúcifer.


Strong means Forte! 9% abv na big bottle! A cabeça é branca e enorme! Excelente duração. Bem densa e cremosa. A cor é dourada turva.

No nariz, ficam evidentes notas cítricas e de laranja. Já no paladar um confortável "quentura" do alcóol. Notas cítricas e um doce aparecem na língua.

A comparação com a Duvel é inevitável para todos que provam essa cerveja pela primeira vez. São de fato parecidas, mas a versão americana é menos intensa/encorpada que a cerveja Belga. Não que falta corpo! Também faltou um pouco daquele aspecto de mousse no colarinho, contudo continua sendo muito boa cerveja. É 100% refermentada na garrafa, um processo de produção diferenciado, pouco usado hoje.

Em um segundo momento, chegaram algumas das cervejas sazonais da cervejaria. Mais precisamente a Black Chocolate Stout e a Monster Ale.

A Stout, na verdade, é uma Imperial Stout. O estilo preferido da Czar russa, Catarina, a Grande. E aqui as coisas começam a ficar sérias.

Rompendo a barreira dos dois digitos, essa cerveja tem 10% de abv! Preta e opaca. Quando posta contra a luz, se vê um marrom muito, muito escuro.


Sua espuma é bege escuro, quase marro, mas de boa formação, densa e cremosa. No aroma notas de chocolate amargo e alcóol. No paladar notas de chocolate amargo novamente, café, torrado e alcóol. O torrado retorna no aftertaste.

Ela agarra na língua e é bem forte. Confesso que a cerveja é pesada para o meu paladar.

A última do dia, em nada ajudou na minha recuperação. É outra "porrada" na cabeça! Uma verdadeira Barley Wine de 10,1% de abv. O rótulo é lindo, pra mim o mais bonito dessas, e traz a menção do ano que foi produzida: "This Monster Was Born in 2009". Só está disponível nos States de Dezembro à Março.

Se dissessem que eu já estava bebendo um vinho, pela cor, eu não negaria. Como toda Barley Wine, tem coloração avermelhada, lembrando cereja. A espuma é clara, com boa formação e duração.

O aroma é bem frutado, trazendo muitas notas de frutas vermelhas e nozes de leve. O paladar é adocicado e bem encorpado, licoroso. A cerveja é alcoólica, mas o alcóol é muito bem inserido. Não se notaria, se não fosse pela sensação de calor que percorre a garganta.

Definitivamente a Brooklyn chegou para arrebentar no Brasil. Tem muita qualidade e preços excelentes mesmo!

Maiores informações sobre os ingredientes utilizados e sugestões para harmonizações com comida no site da Brooklyn.

4 comentários:

  1. Não achei UMA Brooklyn que fosse "mais ou menos". Todas excelentes, com destaque pra Black Chocolate Stout, uma das melhores que já tomei na minha vida...

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, as Brooklyns são realmente muito boas. Tenho esperança que as outras cheguem logo ao Brasil e com o preço que essas chegaram! Custo-benefício excelente. O Leo do BeerTaste ganhou a Local nº 2. To armando um assalto na loja dele, tu fechas??

    ResponderExcluir
  3. Brooklyns são todas boas mesmo, incrível né? Mas eu tb. gosto das flying dogs, diferente do Fabian :) Até que enfim tá ficando movimentado a coisa aqui hein meu amigo? Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo. É que nem resolução de ano-novo: "Esse mês vou escrever mais no blog". Acho as Flying Dogs simpáticas. O problema é o preço. Elas não valem nem de perto os preços cobrados. Já tive que pagar quase 27 reais pelas The Pack e quase 33 reais pelas Canis Major. Ai fica muito difícil gostar delas.

    ResponderExcluir