Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

GBBF 2010 Last Day

No último dia do GBBF 2010, o plano era ter só as cervejas top, como Thomas Hardy´s 2007, Ola Dubh 18 e Fuller´s Vintage 2008. Porém, ao preparar-las fiquei com tanta pena de abrir que decidi deixar evoluir um pouco mais antes de poder degustá-las.

As escolhidas, no entanto, foram as Meantime Coffee Porter, London Stout e London Pale Ale. Realmente não são cervejas tão complexas como as acima citadas, mas nem por isso deixam de ter seu valor e serem boas cervejas.

Particularmente, como bom Hop Head que sou, achei uma das melhores cervejas do festival a London Pale Ale. Uma Pale Ale de respeito. Com seus 4,3% abv não tem tanta potencia alcoólica, mas compensa no aroma e no paladar.


No nariz, percebi um aroma gramínio bem agradável, nada ofensivo. Adoro o lúpulo como personagem principal no aroma de uma cerveja! Na boca, o amargor, proveniente dos lúpulos Golding e Cascade, é intenso e domina quase que por completo o paladar. Quase porque ainda se percebe um leve doce de malte nesta boa cerveja.

A cor é um âmbar, bem limpo, com espuma branca de média para baixa formação e baixa duração.

Em seguida, uma stout, que a contrário da anterior, é mais leve e contida. A London Stout tem 4,5% de abv e coloração marrom bem escura. Quando posta contra a luz, ela fica com  um fundo avermelhado bonito.


A espuma é bege clara e desaparece rapidamente. Tive que tirar a foto bem rápido e por isso, a imagem ficou ruim. Falha nossa! Acredito que se tivesse servido em um pint o resultado teria sido melhor.

Mas, enfim, isso aqui não é blog de fotografia. O que importa são as características da cerveja, certo? O aroma é moderadamente lupulado, com notas de torrado e café. O paladar acompanha o aroma, pois também tem o torrado e o café.

Last but least, a Meantime Coffee Porter! Ganha um prêmio quem adivinhar qual é a característica principal desta cerveja. Brincadeiras a parte, como o próprio nome diz, o café domina o sabor desta cerveja, que ainda conta com notas torradas e de chocolate amargo. No aftertaste, o café volta.


A cor é um marrom claro. Quando a luz bate no copo, a cerveja tem até a cor de mate. Sua espuma bege clara é pequena e de baixa duração. O aroma é bastante rico, apresentado notas interessantes. O malte torrado evidente, logo na primeira impressão. Em seguida, notas de chocolate e baunilha completam seu buquê. É uma boa cerveja com 6% de abv e baixa carbonatação.

Sei que as cervejas não eram as esperadas pelos amigos, mas foi por um bom motivo. Daqui há um tempo, as cervejas que viriam agora, estarão mais complexas e darão um post mais rico.

Esta edição do GBBF na Taberna do Mamute confirmou mais uma vez que a cada dia chegam mais e melhores cervejas britânicas aqui no Brasil. Pudemos provar mais 15 cervejas, umas boas e outras talvez nem tanto, mas todas diferentes das 11 de 2009. Agradecemos novamente os amigos que visitaram e participaram desta edição e contamos com vocês para um GBBF 2011 ainda melhor e com mais cervejas!

Um comentário: