Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2009

Duelo Dubbel

Parceria,

Hoje faremos mais um embate. Selecionei duas cervejas do estilo dubbel. Estrangeiras vs brasileiras. Corsendonk Pater Dubbel vs Wäls Dubbel.

Primeiro a gringa. A cerveja já chama atenção pela garrafa. É uma long neck, marrom bem escuro, e o rótulo vem pintado na garrafa. A figura é uma cena religiosa, com Marie de Corsendonk segurando uma criança.

Essa dubbel é bem escura, avermelhada contra a luz e tem um cheiro delicioso. A cabeça tem boa formação, cor bege e é persistente. O paladar é doce, dá pra sentir um pouco de frutas vermelhas. Comprei essa boa belga, de 7,5% de teor alcoolico, no Belgian Beer Paradise, mas não lembro o preço e bebi na taça da Bohemia escura. A taça não custa mais que R$ 15,00 nas lojas americanas.

Hoje é dia de samba lá na barra, o Samba Dá Sopa, do maior lateral esquerdo de todos os tempos. Maestro Júnior. Aliás, devo os parabéns ao maior lateral direito da história brasileira. Parabéns pelos seus 50 anos Leandro!!!

Agora vamos a nossa dubbel brasileira. Feita pela Wäls, a boa cervejaria mineira, a dubbel é a preferida do Edu Passareli. Vamos testá-la. A garrafa segue o estilo das demais. Long neck com a capa protetora em cima. Classe! Essa cerveja forte escura tem 7,5% como a outra. A coloração é bem escura. Coloquei contra a luz e não há o avermelhado. A cabeça também é bege e duradoura. O aroma achei diferente, um pouco floral. No paladar senti um pouco de laranja, ou outra fruta cítrica. É uma cerveja curiosa, "misteriosa", já que precisamos sempre de mais um gole para saber o que é exatamente o que estamos sentindo. Gostei bastante também dessa dubbel.

Vai ser bem dificil escolher. Então vamos por parte. A coloração. Por serem bastante parecidas, não há vencedoras. O teor alcoolico é o mesmo. A garrafa da Corsendonk é mais bonita, apesar da Wäls caprichar também. Ponto para a gringa. Preferi o aroma da Corsendonk. Acho que o paladar das duas são diferentes, ambos muito bons, mas a Wäls leva essa ligeiramente. Dessa vez, servi em uma taça da Therezópolis.

Bom, não ajudou em nada separar por categorias. Quando uma ganha da outra, é por muito pouco. Seria injustiça declarar uma melhor que a outra. São dois óleos de ótima qualidade, provando que os brasileiros fazem excelentes e complexas cervejas.

Um empate quando falamos em degustação de cervejas nunca é ruim.

Gezondheid,

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário