Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

Friday Weiss Nite!!

Parceria,

Hoje, depois do trabalho, passei no Farinha Pura, no humaitá, e fiz a festa. Vi as novidades e deixei uma parte da minha graninha lá.

Eis a lista de compras:

- Paulaner Urweisse
- Licher Weizen
- Cheers Black Ale
- Union
- Kit Petra Weiss
- Kit Petra Bock

Junto com as cervejas que eu já tinha aqui na taberna, deu pra fazer uma bela noitada. Escolhi só as de trigo hoje. Friday Weiss Nite

A primeira da noite foi a Colorado Appia. Esta é uma weiss diferente das outras. Isto porque leva em sua composição mel. Aliás, todas as Colorados tem algum ingrediente caracterizante da identidade nacional (café, aipim e mandioca). A garrafa é um pouco maior do que as de trigo normais. Ela vem envasada em 600 ml e comprei já com as novas tampinhas Pry Off. No aroma senti leve presença do mel. No paladar nada diferente do que se espera de uma cerveja de trigo. A cabeça e a coloração não chama a atenção. Pelo preço (R$13,00, mais cara que algumas importadas) é uma cerveja abaixo da média.

Não sei porque comprei as Petras, talvez tenha sido por causa dos copos, mas já que estavam aqui, inclui a weiss no menu. É fabricada pela Cervejaria Petrópolis, responsável pela Itaipava e que vem crescendo e abocanhando uma boa fatia do mercado brasileiro. Está quase ultrapassando a Schin e já começa a preocupar a ABinbev.

Visualmente ela não apresenta aquela turbidez característca das weiss, é mais dourada. O paladar é normal, se encontra presença de cravo e banana. O creme não é muito persistente. Não é uma cerveja de destaque, mas vale sempre a tentativa de se criar novas cervejas e mudar a cultura do cervejeiro brasileiro.

Terceira da noite foi a Licher Weizen. Da mesma fábrica que a Bitburger, é uma cerveja turva, meio laranja. Tem boa formação de espuma, mas acaba rápido. Mesmo em um Weizen, a espuma deixa de existir. Não entendi. Tem um aroma um pouquinho diferente, não consegui identificar muito bem. Talvez baunilha ou aveia. É uma cerveja leve, refrescante. O teor alcoolico estimado é 5,4%.

Não foi a melhor das seleções, mas valeu a pena para matar a ansiedade pro grande dia de amanhã. As 10 da manhã começa o XIII curso de produção de cerveja artesanal da Confraria do Marquês e eu sou um dos alunos.

Vale lembrar que todos os óleos foram servidos em copos Weizen.

Gezondheid,

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário