Páginas

sábado, 7 de março de 2009

Pilsen?


O que caracteriza uma verdadeira Pilsener? A cor amarela? A sensação refrescante?A produção em massa?

A resposta é não.

Originalmente só podíamos considerar uma cerveja como Pilsen, se fosse feita na República Tcheca, mais precisamente na cidade de Pils.

Atualmente já não temos mais esse rigor. Se produz Pilsener em diversas localidades do mundo, mas um detalhe (?) ainda é obrigatório. O lúpulo, e este tem que ser do tipo Saaz, e são chamadas Bohemian Pilsener.

Por isso, toda cerveja que se disser Pilsen, mas não for produzida com o lúpulo Saaz, não é uma Pilsen propriamente dita.

Nossas cervejas produzidas em massa, como Brahma, Antartica, Skol e por ai vai, são na verdade do tipo Standard American Lager.

De qualquer forma, Pilsener é um subestilo da família Lager. Cervejas dessa família devem ser consumidas em temperaturas mais frias (0º a 4ºC), já que são de baixa fermentação.

O teor alcóolico deste tipo de cerveja varia de 3,5% a 6%.

Hoje, dia de mengão em campo (Fla 3 x Cabofrio 0), provei duas boas cervejas nacionais. Backer Pilsen e Wals Pilsen.

Vou dar a idéia.

Backer Pilsen (4,8%)

Produzida em Minas Gerais, é uma Pilsen de cor amarela, com boa formação de espuma, fácil de beber e refrescante. Bom pro clima rídiculo que está fazendo no Rio. No aroma senti o que pode ser mel, mas bem fraquinho. É uma boa cerveja se comparada com as nossas "Pilsens".

Dá pra encontrar no Supermercado Zona Sul, entre R$5,00 e R$6,00.

Dá um chequiraute no site para conhecer mais da cervejaria. http://www.choppbacker.com.br/

Ah, bebi num copo estilo Lager. Tulipa de chopp, mas com a boca levemente curvada. Todo mundo tem esse. Recomendo tambem um copo Pilsner (tulipa com a boca aberta) ou a clássica caldereta.

A Backer também produz outros três tipos, Trigo, Pale Ale e Brown Chocolate.

Wäls Pilsen (5%)

Essa sim, uma verdadeira Pilsen. Tanto no aroma, quanto no sabor, dá para perceber a presença de lúpulo. Uma surpresa, bem vinda, a cor dessa cerveja não é amarelo claro, e sim um amarelo meio âmbar.

Senti também um amargor no paladar, bem apropriado ao estilo. O copo certo é o Pilsner.

Cerveja encorpada, muito boa.

Ganhou a disputa do dia.

A Wäls produz além da Pilsen, as Ales Dubbel, Trippel e Quadruppel

Visitem o site e conheçam a cervejaria http://www.wals.com.br/.

Nota de falecimento: Durante o carnaval de 2009, morreu Tácilo Coutinho, responsável pela cervejaria Wäls de Belo Horizonte. Michael "The Beer Hunter" Jackson deve estar feliz no céu, afinal chegou um grande cervejeiro. Ficam os sentimentos e suas cervejas!

Gezondheid,

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário